Translate

miércoles, 1 de julio de 2009

Encontro da Pastoral Evangélica da Juventude do CLAI-Brasil

29/06/2009
A Pastoral Evangélica da Juventude é um dos Programas do CLAI que tem por objetivo apoiar as Igrejas na formação de líderes comprometidos com o Reino de Deus e sua justiça, bem como com sua identidade eclesiástica. Fomentar a participação da juventude em atividades de experiência espiritual, no trabalho diaconal, testemunho político-social, missionário e ecumênico.

Chegando a um momento de transição, a Coordenação desta Pastoral juntamente com o Secretário Regional do CLAI-Brasil, Presbítero Darli Alves, convocaram as lideranças da juventude das igrejas membros do CLAI-Brasil para participarem da primeira reunião na caminhada desta nova estruturação da Pastoral da Juventude do CLAI-Brasil.

Assim, entre os dias 11 e 15 de junho encontraram-se no Instituto Pio XI, em São Paulo, jovens representantes de algumas Igrejas e organismos parceiros do CLAI-Brasil com o objetivo de:

- Conhecer a proposta da Pastoral da Juventude;

- Agregare-se nesta caminhada;

- Formar um grupo de trabalho que possa ser a voz das igrejas e seus desafios nas temáticas direta ou indiretamente ligadas a juventude (equipe regional de Juventude CLAI – Região Brasil);

- Iniciar um processo de formação de líderes jovens que auxiliem os processos em suas igrejas locais;

- Compreender e vivenciar o conceito de ecumenismo;

- Discutir e propor temas e demandas para o próximo plano Trienal (2010–2012)

Como tema central deste encontro os jovens refletiram de diferentes formas sobre “Cultura de Paz e Políticas Públicas de Segurança”.

O encontro contou com as presenças do Revdo da Igreja Metodista, Sérgio Marcus que palestrou sobre o tema “Cultura de Paz e Sociedade” ; de Jorge Atílio que conversou com os participantes sobre “Bíblia e Violência / Bíblia e Paz” e a jovem Diana Fernandes, Presidente da Confederação Metodista de Jovens, que falou sobre “Cultura de Paz no mundo”, onde partilhou com todos as experiências que tem vivido como moderadora da ECHOS – Comissão de Juventude no Movimento Ecumênico junto ao Conselho Mundial de Igrejas.

Além dos intensos trabalhos em grupos e dos frutíferos debates, durante este encontro os jovens puderam conhecer e tirar suas dúvidas em relação às igrejas que lá estiveram representadas por suas lideranças jovens, fortalecendo cada vez mais laços ecumênicos e a vontade de caminharem unidos.

O encontro encerrou com o planejamento das metas para o Plano Trienal da Pastoral da Juventude do CLAI-Brasil que continuará sendo refletido durante as próximas reuniões da equipe de coordenação.

(matéria enviada pela Sem. Tatiane Reis IEAB)

fonte da notícia: CONIC

1 comentario:

Anónimo dijo...

Gostaria de saber como poderia fundar a PJEvangelica na minha cidade em Maceió_Alagoas-Brasil na Igreja Batista do Pinheiro.?